Segunda-feira, 5 de Março de 2007

Pink Floyd

Pink Floyd: fusão do nome de dois músicos de blues: Pink Anderson e Floyd Council. Criado em 1964, o grupo era então composto por Bob Klose, Syd Barrett, Richard Wright, Roger Waters e Nick Mason. Bob abandonou o grupo à procura de uma orientação jazz, deixando o resto dos seus colegas entregues aquela que viria a tornar-se uma das mais prestigiadas bandas dos anos 60/70.

Barrett logo surgiu como líder natural do grupo. Os seus delírios e criatividade transbordante permitiram-lhe assinar a maior parte das músicas do primeiro álbum "The piper at the gates of dawn". No entanto, devido ao uso excessivo de drogas psicotrópicas, a sua participação no segundo álbum limitou-se a uma música apenas. David Gilmour foi contratado e Barrett retirou-se.

Com esta nova formação, os Pink Floyd reformularam o seu percurso. Os seus trabalhos tornaram-se mais introspectivos, as palavras deixaram de ter o mesmo protagonismo  e a sua música começou a ditar as regras do vanguardismo da altura. Experementalismo e psicadelismo eram definições que os caracterizavam.

Waters, o líder do grupo, foi tomando protagonismo e graças a ele os Pink Floyd tornaram-se também mais melódicos. Em 1973, com a saída do álbum "The dark side of the moon" a banda viria a encontrar um sucesso retumbante fazendo-os quebrar records de venda e de permanência nos tops. Diga-se de passagem que esse disco merece muito do seu sucesso ao então engenheiro de som Alan Parson.

Agora como grupo rock sinfónico, os Pink Floyd era considerada uma das bandas mais prestigiadas da altura. Em 1979, a épica ópera-rock "The wall" marcou outro ponto de viragem: essencialmente com músicas compostas por Waters, o grupo começou a desintegrar-se. Wright participaria neste projecto por contrato e retirou-se. O último álbum desta era seria "the final cut". Sem Wright, Waters voltou a retomar o tema obcessivo sobre a guerra e a morte do pai. Neste momento  o grupo era considerado como um mero suporte musical ao cantor Roger Waters e este acabaria por anunciar, em 1985, o fim dos Pink Floyd.

Em 1987, David Gilmour voltou a reunir o grupo substituindo Waters por Guy Pratt. "A momentery lapse of reason", embora bem sucedido em termos de venda, não aspirava aos Pink Floyd que anteriormente se conhecia. Waters questionou a legitimidade desta nova formação e iniciou uma campanha judicial sobre direitos de autor.  Em 1990 Waters fez renascer o concerto "the Wall" deixando os fãs um bocado confusos: "mas então, quem são os Pink Floyd?" A pergunta ficou no ar até 2005, quando 24 anos após a ruptura, os quatro reuniram-se de novo para o concerto do Live 8. Até ao momento não existe nenhuma notícia sobre futuros trabalhos.

Um desfecho que acabou bem, mas lamentável.

Pessoalmente, não aprecio o mito que se criou à volta dos Pink Floyd como sendo um grupo construtor de espectaculares concertos, cheios de efeitos especiais e de guitarradas intermináveis, mas sim o espírito criativo que os lançou lentamente para a fama nos finais dos anos 60/70. Claro que me estou a referir aos primeiros tempos, quando um álbum era ouvido como se se tratasse de uma obra literária, com princípio, meio e fim.

Nunca assisti a um concerto deles. Porquê? Para mim os Pink Floyd acabaram com The Wall ". E é tudo!

Sem ressentimentos por Gilmour ou Waters .

Clip promocional de "Echoes":

 

Site oficial:

 

 http://www.pinkfloyd.com/echoes.html 

publicado por ikaros às 17:24
link do post | comentar | favorito

.Os últimos 50:

. Pequena história infantil...

. Voltei com um novo espíri...

. Pequena história infantil...

. último post

. O cubo

. 11 de Abril

. A conspiração francesa

. Orlando

. Freya Stark

. Christiane F.

. A CENSURA

. O culto da cultura

. Forguette Mi Note

. Os profetas da desgraça

. Sidarta - Hermann Hesse

. Glam Rock

. Dogville

. Emir Kusturica

. Antoni Gaudi

. Italo Calvino

. Beck

. Papa Luna

. Terry Gilliam

. Friedrich Nietzsche

. Mestre Ambrósio

. Chico Buarque

. O Auto da Compadecida

. Mano Negra / Manu Chao

. A bonecada

. Sexo & Corn Flakes

. Gabriel Garcia Marquez / ...

. La Haine

. Jacques Brel

. Jean-Pierre Jeunet

. Marvel

. Penguin Cafe Orchestra

. The Cure

. Milan Kundera (A Insusten...

. Richard Scarry

. Monty Pythons

. Jogos para a carola

. Dark Cabaret

. Albert Camus

. Os heróis da TV

. Jan Saudek

. Stand by me

. A guerra do fogo

. Margarida e o Mestre

. Hedningarna

. Chapi Chapo

.A lista toda

Abril 2008 Março 2008 Fevereiro 2008 Janeiro 2008 Dezembro 2007 Novembro 2007 Julho 2007 Junho 2007 Maio 2007 Abril 2007 Março 2007

.links

.visitante nº

Web Counters

 

  

blogs SAPO

.subscrever feeds