Sexta-feira, 16 de Março de 2007

Coca Cola

A HISTÓRIA

Apareceu pela primeira vez ao público em 1886 sob o nome de  Pemberton 's French Wine Coca. O seu inventor,  John S. Pemberton , teve então a brilhante ideia de se basear na bebida produzida pelo Europeu  Angelo Mariani para criar um xarope revigorante e vendê-lo nas farmácias. O seu doce extracto de noz de cola, as capacidades estimulantes da folha de coca e a leveza da água gaseificada, conferiam a este remédio propriedades miraculosas. Mais tarde, substituiu a folha de coca pela menos controversa e mais legal cafeína. No entanto decidiu manter o sabor original conservando a noz de cola e as folhas de coca agora já lavadas, desintoxicadas e domesticadas.

 

Em 1887 a Asa Griggs Candler compra os direitos e começa então a verdadeira expansão da Coca Cola. Sai da farmácia e vai para a rua. Em 1894 surge a primeira garrafa e ao fim de poucos anos, a América rende-se ao novo refresco. Por incrível que pareça, o principal motor para a sua internacionalização foi a Segunda Guerra Mundial. Os soldados americanos, longe do seu país, pediam Coca Cola para matar a sede e as saudades de casa aproveitando o momento para repartir um copo com os seus amigos aliados. Quando a guerra acabou, todos queriam provar o maravilhoso champanhe americano.

 

A Pepsi Cola existia já desde 1890 e fez a sua tímida caminhada ao longo dos anos à sombra do seu grande irmão. Crê-se que o nome desta deriva da palavra "episcopal" ou então de Pep-Kola (Pep era um nome sonante para uma gazosa). O facto do nome estar relacionado com a enzima pepsina ainda está para provar, embora o seu criador Caleb Bradham afirmasse que a sua invenção tinha dons curativos para os problemas do estômago. Então, durante os anos 80 decide rivalizar a sério com a Coca Cola através de publicidades agressivas e impiedosas. Lembram-se dos anúncios: "Temos aqui dois refrigerantes. Vamos pedir a uma pessoa para vendar os olhos e dizer-nos qual o que sabe melhor."? Destronada e desorientada a Coca Cola faz, em 1985, o inesperado: muda a fórmula. Fatalidade! As pessoas manifestam-se, os tablóides gozam com a situação e surge a organização Old Cola Drinkers of  America que ameaça processar a companhia. Os directores e subdirectores da companhia remetem as culpas uns nos outros e, em Julho do mesmo ano, o então director  Donald Keough relança a antiga fórmula sob o nome de Coca Cola Classic .

Até hoje, tudo permanece na mesma. Tal como deve ser.

O DESIGN E A ARTE

Da primeira à última garrafa

"Green Coca Cola Bottles"  Andy Wharol

 UMA RECEITA

Ingredientes: 2 peitos frango, uma cebola grande, ketchup, Coca Cola, sal e pimenta.

Cortar os peitos de frangos aos cubos, temperar com sal e pimenta e colocar numa terrina oleada. Cortar a cebola em pequenos pedaços e espalhar sobre os peitos de frango. Numa taça, juntar um copo de Coca Cola e meio copo de Ketchup. Mexer até obter um molho homogéneo. Deitar o molho sobre o frango e levar a terrina ao forno a 250º durante 40 minutos. Acompanhar com batatas fritas.

E pronto: Junk food caseiro com molho agridoce. 

 UM FILME

 "One, Twoo, Three" (1961) de Billy Wilder com James Cagney

publicado por ikaros às 21:38
link do post | comentar | favorito

.Os últimos 50:

. Pequena história infantil...

. Voltei com um novo espíri...

. Pequena história infantil...

. último post

. O cubo

. 11 de Abril

. A conspiração francesa

. Orlando

. Freya Stark

. Christiane F.

. A CENSURA

. O culto da cultura

. Forguette Mi Note

. Os profetas da desgraça

. Sidarta - Hermann Hesse

. Glam Rock

. Dogville

. Emir Kusturica

. Antoni Gaudi

. Italo Calvino

. Beck

. Papa Luna

. Terry Gilliam

. Friedrich Nietzsche

. Mestre Ambrósio

. Chico Buarque

. O Auto da Compadecida

. Mano Negra / Manu Chao

. A bonecada

. Sexo & Corn Flakes

. Gabriel Garcia Marquez / ...

. La Haine

. Jacques Brel

. Jean-Pierre Jeunet

. Marvel

. Penguin Cafe Orchestra

. The Cure

. Milan Kundera (A Insusten...

. Richard Scarry

. Monty Pythons

. Jogos para a carola

. Dark Cabaret

. Albert Camus

. Os heróis da TV

. Jan Saudek

. Stand by me

. A guerra do fogo

. Margarida e o Mestre

. Hedningarna

. Chapi Chapo

.A lista toda

Abril 2008 Março 2008 Fevereiro 2008 Janeiro 2008 Dezembro 2007 Novembro 2007 Julho 2007 Junho 2007 Maio 2007 Abril 2007 Março 2007

.links

.visitante nº

Web Counters

 

  

blogs SAPO

.subscrever feeds