Terça-feira, 3 de Julho de 2007

Antoni Gaudi

Antoni Placid Gaudi  1852-1926

 

Lembro-me de ter visto um dia, quando criança, uma reportagem sobre a igreja da Sagrada Família em Barcelona. Não retive o nome, mas aquela construção estilo castelo de areia ficou-me na cabeça. Mais tarde, na secundária, tive de realizar um trabalho sobre a Arte Nova. Escusado será dizer que o nome de Antoni Gaudi veio à baila e, com ele, a maravilhosa obra da Sagrada Família. No entanto, e apesar de saber agora inserir a construção no seu contexto histórico e no seu estilo artístico, eu continuava pasmado perante tanta audácia (sim é esta a palavra). Parecia-me que aquele homem tinha vindo do futuro ou de outro planeta e chocava-me o facto de só muito tardiamente ter ouvido falar dele. E apetecia-me gritar a toda a gente: "Mas será que estão cegos?! Vejam!".

Alguns conhecidos meus, que seguiram entretanto o curso de arquitectura, qo referir-se o nome de Gaudi, não deixavam de esboçar um pequeno sorriso trocista seguido do comentário: " Sim mas...  Gaudi é mais escultura do que arquitectura." Desisti.

Na universidade, numa banca que se tinha instalado no átrio do bufete, decidi rebuscar uns trocos nos meus bolsos e comprar o livro da Tashen sobre Gaudi . Folhei-o e dirigi-me para um colega de turma. Seria agora que iria encontrar um par para o meu deslumbramento? Mostrei-lhe o livro e comentei: "É incrível como este homem teve coragem de criar umas coisas destas.". Resposta: " Mais incrível foi como houve uma câmara municipal com coragem de aprovar umas coisas destas.". Desisti.

Por vezes, alguns dos meus amigos passam pela Catalunha para ir ver arte. Relutante questiono: "E que tal?" (sempre à espera que haja alguém que se emocione com a obra ao vivo). Resposta: "Épa, o Guggenheim ... aquilo é espectacular!"

Não sei, há algo em Gaudi que insiste em ficar subvalorizado. Talvez sou eu que exagero. Ou talvez goste demasiado de Ficção Científica. Não sei. Parece que estou destinado a apostar na equipe errada. Depois lembro-me dos últimos dias de vida de Gaudi. Velho e cansado, decidiu investir os últimos esforços e dinheiros na conclusão da catedral da Sagrada Família. Esqueceu tudo, só aquilo importava. Descuidou a sua saúde e o seu aspecto nessa missão. Quando morreu atropelado por um eléctrico, julgou-se tratar de um vagabundo que por ali passava. Só no dia seguinte foi identificado: era de facto Antoni Gaudi , o homem que deu Barcelona ao mundo.

 

   

publicado por ikaros às 02:00
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Lisa a 7 de Julho de 2007 às 06:17
He's still a great inspirator and there has never been anyone who could acomplish what he did. I love his work!
De ikaros a 7 de Julho de 2007 às 20:24
:)
De catarina mourisco a 6 de Abril de 2008 às 22:40
esta exelente o teu texto sobre Gaudi, "teu" se é que posso chamar-lhe assim... estou a fazer um trabalho sobre ele tb agora para o secundario... fala-me sobre o livro? ja leste todo?
fica com o meu mail mouriskinha@hotmail.com
De Mari a 18 de Dezembro de 2013 às 17:37
Devia ter me perguntado o que eu achava haha
sem dúvida um dos artistas mais fantásticos que já vi
a sina de Gaudí me lembra um pouco a situação de Escher..uma pena a falta de reconhecimento, mas o que me consola é ver que a genialidade deles permanece :)

Comentar post

.Os últimos 50:

. Pequena história infantil...

. Voltei com um novo espíri...

. Pequena história infantil...

. último post

. O cubo

. 11 de Abril

. A conspiração francesa

. Orlando

. Freya Stark

. Christiane F.

. A CENSURA

. O culto da cultura

. Forguette Mi Note

. Os profetas da desgraça

. Sidarta - Hermann Hesse

. Glam Rock

. Dogville

. Emir Kusturica

. Antoni Gaudi

. Italo Calvino

. Beck

. Papa Luna

. Terry Gilliam

. Friedrich Nietzsche

. Mestre Ambrósio

. Chico Buarque

. O Auto da Compadecida

. Mano Negra / Manu Chao

. A bonecada

. Sexo & Corn Flakes

. Gabriel Garcia Marquez / ...

. La Haine

. Jacques Brel

. Jean-Pierre Jeunet

. Marvel

. Penguin Cafe Orchestra

. The Cure

. Milan Kundera (A Insusten...

. Richard Scarry

. Monty Pythons

. Jogos para a carola

. Dark Cabaret

. Albert Camus

. Os heróis da TV

. Jan Saudek

. Stand by me

. A guerra do fogo

. Margarida e o Mestre

. Hedningarna

. Chapi Chapo

.A lista toda

Abril 2008 Março 2008 Fevereiro 2008 Janeiro 2008 Dezembro 2007 Novembro 2007 Julho 2007 Junho 2007 Maio 2007 Abril 2007 Março 2007

.links

.visitante nº

Web Counters

 

  

blogs SAPO

.subscrever feeds