Sexta-feira, 29 de Junho de 2007

Italo Calvino

Italo Calvino 1923-1985

De novo uma surpresa latina.

Ítalo Calvino é um nome bastante conceituado no mundo da literatura e é, sem dúvida um homem que gosta de livros. È uma daquelas pessoas que gostaríamos de ter tido como mestre ou professor e que sabemos que ao ouvi-lo estamos a aprender muito mais do que a história deixou para trás. Ele faz a história.

 

O livro narra a história do leitor (eu) que comprou o último livro de Ítalo Calvino, “Se Numa Noite de Inverno Um Viajante”, e que quando chega a melhor parte do livro, este inicia-se com um segundo capítulo de uma outra história que nada tem a ver com o primeiro. Ao chegar à livraria para reclamar, o leitor (ele) encontra Ludmilla, uma leitora que se queixa do mesmo problema. Descobrem então que o segundo capítulo não foi escrito por Calvino, mas por um autor Polaco. Intrigados iniciam a leitura do novo livro para descobrir, posteriormente, e outra vez incompleto na melhor parte da história, que o livro não é polaco, mas cimério. A busca continua, e os dois protagonistas são envolvidos em conflitos políticos, um repórter desaparecido que iniciou uma demanda em busca do romance perfeito, sociedades secretas que disputam a hegemonia dos princípios literários e mais um cem número de coisas. Na realidade existem dez histórias inacabadas, mais uma que as interliga. Por fim descobre-se que… não, não vou contar.

“Se Numa Noite de Inverno Um Viajante” é um dos melhores livros que já li. E a melhor forma de o descrever é a explicação que dei a um amigo há algum tempo: “Quanto tempo levas a ler um livro destes? Uma semana? Duas? Então imagina uma performance sexual de duas semanas, na qual não consegues atingir o orgasmo, porque no momento fulcral, algo te distrai de modo que tens de recomeçar tudo de novo.” Dá cabo de uma pessoa, não dá?

publicado por ikaros às 17:01
link do post | comentar | favorito

.Os últimos 50:

. Pequena história infantil...

. Voltei com um novo espíri...

. Pequena história infantil...

. último post

. O cubo

. 11 de Abril

. A conspiração francesa

. Orlando

. Freya Stark

. Christiane F.

. A CENSURA

. O culto da cultura

. Forguette Mi Note

. Os profetas da desgraça

. Sidarta - Hermann Hesse

. Glam Rock

. Dogville

. Emir Kusturica

. Antoni Gaudi

. Italo Calvino

. Beck

. Papa Luna

. Terry Gilliam

. Friedrich Nietzsche

. Mestre Ambrósio

. Chico Buarque

. O Auto da Compadecida

. Mano Negra / Manu Chao

. A bonecada

. Sexo & Corn Flakes

. Gabriel Garcia Marquez / ...

. La Haine

. Jacques Brel

. Jean-Pierre Jeunet

. Marvel

. Penguin Cafe Orchestra

. The Cure

. Milan Kundera (A Insusten...

. Richard Scarry

. Monty Pythons

. Jogos para a carola

. Dark Cabaret

. Albert Camus

. Os heróis da TV

. Jan Saudek

. Stand by me

. A guerra do fogo

. Margarida e o Mestre

. Hedningarna

. Chapi Chapo

.A lista toda

Abril 2008 Março 2008 Fevereiro 2008 Janeiro 2008 Dezembro 2007 Novembro 2007 Julho 2007 Junho 2007 Maio 2007 Abril 2007 Março 2007

.links

.visitante nº

Web Counters

 

  

blogs SAPO

.subscrever feeds